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Universidade Federal do Rio Grande do Sul


UFRGS


Curso de Licenciatura em Pedagogia:


Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância


Pólo Gravataí



Josiane Ferreira Nunes


domingo, 26 de junho de 2011

Eixo6: Disciplina x Autonomia

Na Interdisciplina de Filosofia da Educação, no eixo 6, foi proposta a leitura dos textos de Kant (2002) e Adorno (1974) que tratam de assuntos que são presentes na sociedade que se questiona sobre liberdade e a disciplina. Algumas idéias de Adorno (1974) podem muito bem ser relacionado às idéias de Kant (2002), nas quais apresentam preocupações com a civilidade e a disciplina, não permitindo a selvageria iminente no ser humano e a educação para emancipação como forma de evitar uma nova barbárie.


No pensamento do filósofo alemão, do século XVIII, Immanuel Kant, um papel fundamental no processo educacional é a disciplina, qualidade imprescindível para a autonomia do sujeito enquanto atuante moral. A questão da disciplina é um dos pontos fundamentais da pedagogia de Kant. Logo na primeira página de seu texto Sobre a Pedagogia, Kant afirma que é através da disciplina que o homem transforma a animalidade em humanidade. Devido a isso, a disciplina é, conforme Kant, “o que impede ao homem de desviar-se do seu destino, de desviar-se da humanidade, através das suas inclinações animais”.



Segundo Kant (2002), a disciplina não é o oposto à autonomia, ao contrário, a disciplina é importante para ser humano aprenda a guiar sua vontade pela razão e assim possa construir a sua autonomia.



“a educação também deve cuidar para que o homem se torne prudente, que ele permaneça em seu lugar na sociedade e que seja querido e tenha influência. A essa espécie de cultura pertence àquela chamada de civilidade. Esta requer certos modos corteses, gentileza e prudência de nos servirmos dos outros homens para os nossos fins.”



No entanto Adorno (1974) refere-se à disciplina citando que:



“a imagem da educação pela dureza, na qual muitos crêem irrefletidamente é basicamente errada [... ] aquele que é duro contra si mesmo adquire o direito de sê-lo contra os demais e se vinga da dor que não teve a liberdade de demonstrar, que precisou reprimir.”



A educação tradicional tem como principal aspecto a disciplina que está relacionada a severidade em sua prática. Para Adorno, o modelo de educação tradicional facilitaria a constituição de uma consciência produtora de barbárie, justamente por estar centrada principalmente em elementos disciplinares, relembrando a educação Nazista, que encontrava na disciplina e na severidade da educação tradicional seus elementos precursores. A disciplina apresentaria bem como fator o de dominar o temor. O sujeito contido poderá ter ingresso a um tipo de entusiasmo, que não lhe é oportuno, mas é determinada bem como reação a contenção hostil que está passando. Assim, reprimir o medo não significa superá-lo. A repressão só produziria no sujeito um caráter agressivo e de falsa coragem. Segundo Adorno, “a educação deve dedicar-se seriamente à idéia que não é em absoluto desconhecida da filosofia: que não devemos reprimir o medo.”



O objetivo da disciplina em Kant é claro: ensinar a obedecer e a controlar seus impulsos. Deste modo, a disciplina é a garantia da educação. Sem disciplina não há progresso. Sem disciplina não há educação. Sem disciplina não há esclarecimento.

“A disciplina é o que impede ao homem de desviar-se do seu destino, de desviar-se da humanidade, através das suas inclinações animais. Ela deve, por exemplo, contê-lo, de modo que não se lance ao perigo como um animal feroz, ou como um estúpido.”

O animal é movido por instinto, e já nasce com tudo o que pode vir a ser. O homem, segundo Kant, só assume a sua identidade humana pela educação, capaz de torná-lo indivíduo, pois ao nascer ele possui a possibilidade de vir a ser múltiplas coisas. Por ser detentor exclusivo da liberdade, que oportuniza uma infinidade de caminhos para seguir, o homem em si mesmo não é nada, mas através de sua liberdade poderá vir a ter uma infinidade de escolha. Mas o ser humano não desenvolve suas potencialidades de maneira isolada, por meio da educação ele é moldado para que possa vir a utilizar as suas possibilidades infinitas. Ao mesmo tempo em que afirma que o indivíduo deve agir sob disciplina, Kant nos revela que visa uma educação de liberdade onde a formação do caráter ocorre quando o homem é capaz de agir de acordo com as suas potencialidades, tornando-se hábil a vida em sociedade. A disciplina é apresentada como um processo necessário para a compreensão que devemos sempre seguir regras, aprendendo a agir de modo organizado e reflexivo.



Em seu texto, Adorno sustenta que é importante se pensar diariamente na possibilidade de uma nova Auschwitz lembrando que para isso é fundamental estar historicamente informado a respeito do fato é comprometer-se em criar meios de prevenção [...] “A educação só teria pleno sentido como educação para a autorreflexão crítica.” Adorno sustenta a idéia de que a escola deve ser reformulada, recebendo mais recursos e suportes que auxiliem na educação de maneira geral. A didática utilizada nas escolas necessita ser dinâmica de modo a proporcionar aos alunos diversas maneiras para interagirem de maneira que o educando se sinta inserido. Para Adorno, a educação deve, ao mesmo tempo, buscar a emancipação humana e evitar a barbárie. Ele interroga o ensino autoritário e reflete um ensino emancipatório. A emancipação produz um indivíduo autônomo e a autonomia é a melhor maneira de se prevenir a possibilidade de retorno da barbárie. Neste aspecto, Adorno se assemelha ao pensamento de Kant. “A única verdadeira força contra o princípio de Auschwitz seria a autonomia, se é que posso utilizar a expressão de Kant;”















Referências

ADORNO, Theodor W. A Educação após Auschwitz. In:______. Sociologia. São Paulo: Ática, 1986, p.33-45.

KANT, Immanuel. Introdução. In:______. Sobre a pedagogia. Piracicaba: EDUNIMEP, 2004, p. 11-36.

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