.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul


UFRGS


Curso de Licenciatura em Pedagogia:


Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância


Pólo Gravataí



Josiane Ferreira Nunes


quinta-feira, 29 de maio de 2008

O fato de saber...

O professor não pode ter a postura que adotava anos atrás: de detentor único do conhecimento. É importante já está consciente desta nova situação, de que há muitas coisas que se podem ser trocadas. Seria muito bom se cada vez mais os alunos pudessem aprender e que seria muito bem, a perguntar algo para o professor e ele dizer que não sabe e que vai pesquisar. Assim, o aluno poderia perceber que o fato de não saber faz parte da vida, faz parte do processo de quem está aprendendo e de quem está ensinando. Mas acredito que há algo que “tranque” esse processo que poderia ser natural.
Um dos entraves no processo de educação é o costume. Certa vez ouvi de uma palestrante que muitos colegas professores sofrem da “Síndrome de Gabriela” (como naquela música: ♫ Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim... ♫ ♫). As pessoas ficam acostumadas. “Eu dou aula deste jeito e sempre funcionou. Vou continuar a dar aulas deste jeito”. Qual é umas das primeiras peças de roupas que se é colocado em um bebê?? A maioria dos recém-nascidos usa o famoso “Tip-Top”, uma roupa fechadinha, quentinha, e que com o tempo fica apertadinha... Existem professores que ainda não saíram de seus Tip-Tops. Mantêm-se vestidos com a primeira roupinha lá da época de seus tempos de formação. Estão “presos” lá dentro, sem a chance de crescer... Ao hábito também se pode dar o nome de preguiça. As pessoas não têm interesse. Há muitos professores que não deveriam ser. Eles passaram a ser professores porque era o caminho mais fácil para entrar no mercado de trabalho e muitas vezes para conseguir uma vaga em um curso de licenciatura nas Universidades. Mas, definitivamente e infelizmente, há um grupo muito grande de professores que têm desprezo por crianças e adolescentes. Como é que se vai ensinar às crianças e adolescentes se têm indiferença por ele?
A renovação da educação não se encontra somente em uma nova Lei de Diretrizes e Bases. É fundamental mudar os sentimentos e as idéias na cabeça dos professores. Somente pela transformação nos professores teremos uma transformação na educação. Acredito também que o caminho tem relação com a questão do amor - e não falo de dar beijinhos nas crianças. Falo de gostar do que se está fazendo. Quando se gosta do que se faz, você faz mesmo que não tenha o salário dos sonhos. São aqueles que descobriram que ensinar é muito divertido.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Muito bem! Boa reflexão! Continue assim, compartilhando e aprofundando suas idéias e reflexões!
Fico feliz com a sua volta e com suas postagens!
Abraço