.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul


UFRGS


Curso de Licenciatura em Pedagogia:


Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância


Pólo Gravataí



Josiane Ferreira Nunes


terça-feira, 19 de agosto de 2008

O bom filho a casa retorna...

No Segundo semestre de 2008 eu retornei para a escola que estava trabalhando quando fui aprovada no Vestibular para o PEAD, em 2006. Estou muito feliz em trabalhar novamente na E.E.E. M Dr. Genésio Pires, localizada na zona rural de Viamão, no Distrito de Itapuã.
No dia 07 de Agosto a escola completou 78 anos e toda a comunidade escolar prestou diversas homenagens. Uma das mais significativas foi o abração... Toda a comunidade escolar presente deu as mãos e juntos abraçamos a escola... Foi lindo!!

Eu tenho um carinho muito grande por esta comunidade, meus pais nasceram no interior de Itapuã e passei grandes momentos de minha infância neste lugar. A história de Itapuã registra alguns aspectos interessantes, que vão desde a colonização, através dos Portugueses Açorianos, e também a importante participação na Revolução Farroupilha. Em todos estes períodos, destaca-se a vocação náutica, determinada pela sua situação geográfica.
Localizada às margens do Guaíba, onde este se encontra com a Lagoa dos Patos, Itapuã sempre foi um porto natural, servindo de abrigo aos navegantes que se aventuravam enfrentar o nosso mar de dentro, como é conhecida a Laguna dos Patos. Foi considerando estas questões, que alguns historiadores defendem a tese que os casais Açorianos, vindo de Rio Grande, aportaram em Itapuã, dirigindo-se por terra para Viamão.
Em 1752, imigrantes portugueses vindos das Ilhas dos Açores e Madeira desembarcaram às margens da Laguna dos Patos e Lago Guaíba, numa região que destacava-se das demais pelos seus morros de pedras, ilhas, baías, praias, matas e campos de criação, denominada pelos guaranis de ITA - ponta e PUÃ - pedra, ITAPUÃ=Ponta de Pedra.

Durante a Revolução Farroupilha, aconteceram importantes episódios na Garganta do Itapuã, estreitamento determinado pela Ponta da Lage (Morro da Fortaleza) e Ilha do Junco, tornando-se ponto de resistência dos Farrapos, que impediam a chegada das forças Imperiais a Capital do Estado. Na Praia das Pombas, aconteceram combates sangrentos, onde repousam até hoje restos de embarcações Farroupilhas, que foram afundadas pelas forças do Império.
A navegação sempre foi à atividade mais importante desta região, exigindo a construção de um farol em 1860.
A Vila de Itapuã sempre esteve voltada para o Guaíba e este fato se comprova com a construção da Igreja, voltada para as águas e tendo como padroeira a Nossa Senhora dos Navegantes. Antes da luz elétrica, o ponto de referência para quem navegava nas águas próximas a Itapuã era a torre da Igreja, que podia ser avistada pelos navegadores de qualquer ponto.
A vila de Itapuã pertence oficialmente ao município de Viamão; mas tem grande identificação com Porto Alegre; por Viamão, o acesso é por estrada de chão; por Porto Alegre, o acesso está quase todo asfaltado; a vila fica dentro de área de grande importância ecológica; ali fica a reserva natural de Itapuã.
A região de Itapuã, belíssima por natureza, caracteriza-se pela produção rural e pesca artesanal.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Legal, Josiane!
E interessante trabalhar isso com as crianças, valorizando, assim, seu contexto e aprendendo a cuidá-lo.
Abraço

obs.: É legal citar a fonte de pesquisa ao final da postagem.