.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul


UFRGS


Curso de Licenciatura em Pedagogia:


Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância


Pólo Gravataí



Josiane Ferreira Nunes


terça-feira, 4 de agosto de 2009

Disciplina??
A palavra disciplina tem a mesma origem etimológica da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue". Ao abordar a questão da disciplina no ambiente escolar é importante lembrar o "que se deseja seguir". É importante ter em mente que a disciplina implica em atitude por parte da comunidade escolar que fará com que os educandos sigam regras e normas de condutas oriundas do contexto social. Essas regras precisam ser construída democraticamente. Em seus textos , Kant (2002) e Adorno (1974) tratam sobre a disciplina.
Algumas idéias de Adorno (1974) podem muito bem ser relacionado às idéias de Kant (2002), nas quais apresentam preocupações com a civilidade e a disciplina, não permitindo a selvageria iminente no ser humano e a educação para emancipação como forma de evitar uma nova barbárie.Em seu texto, Adorno sustenta que é importante se pensar diariamente na possibilidade de uma nova Auschwitz lembrando que para isso é fundamental estar historicamente informado a respeito do fato é comprometer-se em criar meios de prevenção ... “A educação só teria pleno sentido como educação para a auto-reflexão crítica”...
No entanto Adorno (1974) refere-se à disciplina citando que “a imagem da educação pela dureza, na qual muitos crêem irrefletidamente, é basicamente errada... aquele que é duro contra si mesmo adquire o direito de sê-lo contra os demais e se vinga da dor que não teve a liberdade de demonstrar, que precisou reprimir.” A educação tradicional tem como principal aspecto a disciplina que está relacionada a severidade em sua prática. Para Adorno, o modelo de educação tradicional facilitaria a constituição de uma consciência produtora de barbárie, justamente por estar centrada principalmente em elementos disciplinares, relembrando a educação Nazista, que encontrava na disciplina e na severidade da educação tradicional seus elementos precursores. A disciplina teria como fator: reprimir o medo. O sujeito reprimido poderá ter acesso a um tipo de coragem, que não lhe é próprio, mas é originada como reação a repressão agressiva que está sofrendo. Assim, reprimir o medo não significa superá-lo. A repressão só produziria no sujeito um caráter agressivo e de falsa coragem. Segundo Adorno, “a educação deve dedicar-se seriamente à idéia que não é em absoluto desconhecida da filosofia: que não devemos reprimir o medo.”

O objetivo da disciplina em Kant é claro: ensinar a obedecer e a controlar seus impulsos. Deste modo, a disciplina é a garantia da educação. Sem disciplina não há progresso. Sem disciplina não há educação. Sem disciplina não há esclarecimento. “A disciplina é o que impede ao homem de desviar-se do seu destino, de desviar-se da humanidade, através das suas inclinações animais. Ela deve, por exemplo, contê-lo, de modo que não se lance ao perigo como um animal feroz, ou como um estúpido.” O animal é movido por instinto, e já nasce com tudo o que pode vir a ser. O homem, segundo Kant, só assume a sua identidade humana pela educação, capaz de torná-lo indivíduo, pois ao nascer ele possui a possibilidade de vir a ser múltiplas coisas.
Para Adorno, a educação deve, ao mesmo tempo, buscar a emancipação humana e evitar a barbárie. Ele questiona a educação autoritária e pensa uma educação emancipatória. Através disso, Adorno apresenta a simultaneidade da luta contra a barbárie e da luta pela emancipação. A realização da emancipação é uma luta contra a barbárie. A emancipação produz um indivíduo autônomo e a autonomia é a melhor maneira de se prevenir a possibilidade de retorno da barbárie. Neste aspecto, Adorno se assemelha ao pensamento de Kant. “A única verdadeira força contra o princípio de Auschwitz seria a autonomia, se é que posso utilizar a expressão de Kant;”

7 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Josi:

Neste trecho que citas Adorno: “aquele que é duro contra si mesmo adquire o direito de sê-lo contra os demais e se vinga da dor que não teve a liberdade de demonstrar, que precisou reprimir.” me fez lembrar que na psicologia, por exemplo, há a visão de que determinadas pessoas que sofrem violência podem se tornar violentos porque estarão estes repetindo ATIVAMENTE o que sofreram PASSIVAMENTE.

Pelo que entendi está é uma atividade e resolveste postar aqui também. Pode fazer isso, mas sempre tente comentar algo sobre ela. Colocar algum posicionamento teu do porque elegeste determinada questão, o que ela suscita para ti, qual a importância para tua prática, ok?

Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Josi!!! Mais um semestre se inicia e esperamos postagens tuas, ok? Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Josi: como deves saber, as postagens devem ser realizadas semanalmente. Estamos na segunda semana do semestre, logo, peço que já faças duas postagens para não ficar desatualizada. Não esqueças que a escrita do blog é um processo, portanto deve ser feito com freqüência. Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Josi: seguimos esperando teus registros, ok? Aconteceu alguma coisa? Saibas que pode contar conosco, está bem? Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Josi: o que houve? Porque estás sumida? Estamos aguardando postagens tuas! Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Josiane: Tuas pendências ocorrem somente aqui? O que está acontecendo? Por favor, entre em contato conosco. Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Josiane: Estás desistindo do curso? Porque estás sumida? Por favor, entre em contato conosco. Abraço. Anice.