
Conhecimento é o resultado da combinação CONTEXTO+ INFORMAÇÃO + EXPERIÊNCIA. É a relação que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido. O assunto é por demais amplo e muito bem discutido por vários especialistas... Só ocorre conhecimento quando, após recebermos uma informação contextualizada, e depois de experimentar tal conceito, você é capaz de enunciar com suas palavras, de forma coerente e significativa. Não adianta encher a mente de definições se tais definições lhe são insignificantes.Tem muita gente que tem uma seqüência de informações memorizadas, mas não tem conhecimento (sem aprendizagem). Por exemplo, você pode encher sua cabeça de informações adquiridas em um livro sobre automóveis, mas só poderá dizer que sabe dirigir depois que pegar no volante e testar os dados absorvidos. A aprendizagem ocorre desse modo, após termos o conhecimento e praticar, mudando a nossa postura diante dos fatos.O processo de ensino deveria considerar o contexto e as informações do indivíduo, valorizando as práticas. Não há necessidade de ter as teorias dissociadas da prática. A partir do conhecimento de uma série de fatos vinculados a evolução psicológica é preciso pensar outros termos na intervenção pedagógica e em todas as coisas que estão ligadas a essa intervenção. O professor tem como papel, na construção do conhecimento, facilitar o intercâmbio entre os alunos, propondo situações concretas que responda as questões, levando o aluno a pensar e selecionar suas escolhas.Cabe tornar o alunos agente do processo de ensino-aprendizagem
2 comentários:
Querida aluna Josiane,
Muito interessante as colocações referentes contexto, informação e experiência. Lendo lembrei-me de Piaget Epistemologia Genética, assimilação + acomodação = adaptação. Os seus questionamentos e reflexões vêm ao encontro com sua trajetória acadêmica. Parabéns!
Obrigada Por suas postagens!
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS
Olá, Josiane:
A prática, com certeza, ajuda na aprendizagem dos alunos, pois desta forma eles compreendem o que ali ocorre de forma abrangente.
A prática faz com que a aprendizagem faça sentido a quem aprende.
Abraço, Anice.
Postar um comentário