.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul


UFRGS


Curso de Licenciatura em Pedagogia:


Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância


Pólo Gravataí



Josiane Ferreira Nunes


domingo, 4 de abril de 2010

Peadianos... a tecnologia das tecnologias!

Durante o final de semana li a uma entrevista do Professor Pedro Demo, do departamento de Sociologia da Universidade de Brasília(UnB) sobre os desafios que professores e alunos enfrentam na escola diante o século XXI.
O que me chamou atenção em sua fala é como a tecnologia pode afastar ou aproximar um educando da escola. O quanto a tecnologia e a internet permite uma outra forma de aprendizado. Até aí nenhuma novidade, pois nós aqui do PEAD somos a prova viva disso, mas e quanto aos demais colegas nossos?? Estão próximos ou longe dessas trocas de informações que a tecnologia nos oportuniza?
Podemos afrimar que somos um seleto grupo de professores que estão tendo essa rica oportunidade de concluir uma graduação a nível de UFRGS em uma modalidade que nos permitiu esse diferencial.
Nosso desafio é continuar com a chamada "aprendizagem situada", o aprendizado que é utilizado sempre na vida dos educandos. Fazer com que a escola deixe de ser um lugar diferente e estranho da realidade que aguarda nossos alunos fora dela.
Mas a escola só mudará se trocarmos "as peças" que estão lá, e não estou falando das pobres crianças e ném das crianças pobres! A mudança começa por nós! E já começou em 2006/2007... O "problema" é que mesmo com o avanço da tecnologia, nós não seremos substituídos. Sempre haverá "vagas" para professor. Segundo a fala do professor Pedro Demo "somos a tecnologia das tecnologias". Mas tenho absoluta certeza que o professor que não se atualizar será substituídos por nós "Peadianos e Peadianas", profissionais tecnologicamente corretos, com cara diferente, conhecedor de novas linguagens... um ser em constante interação!

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Josiane:

Tens toda razão. Em todas as profissões, a mudança cultural afeta a forma de atuar e com o professor não poderia ser diferente.

Bjs, Anice.