.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul


UFRGS


Curso de Licenciatura em Pedagogia:


Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância


Pólo Gravataí



Josiane Ferreira Nunes


domingo, 1 de maio de 2011

Eixo 8: A tecnologia bate a porta de nossas salas de aulas. E o professor?



Qual aluno não se encantaria ao assistir um vídeo em DVD ou mesmo no computador sobre o assunto estudado em sala de aula? Acredito que a tecnologia está aí " a nosso serviço". Desde que comecei a cursar o PEAD, ano a ano, busquei trazer a tecnologia para mais perto da minha sala de aula. No ano passado eu tinha uma quarta série e trabalhei com os pbworks em sala de aula (http://somosdaturma41.pbworks.com/w/page/25387629/Somos-da-Turma-41) uma experiência maravilhosa. Usamos site de jogos para as aulas de matemática, pesquisa de imagens para as aulas de artes, poesia...está tudo registradinho no pbworks da turma.


Achei o vídeo muito interessante, pois demonstra uma realidade cada vez mais comum na escola de hoje: A tecnologia bate a porta de nossas salas de aulas e o professor a utiliza para repetir a sua metodologia. De nada adianta a escola estar equipada com recursos tecnológicos se o professor não estiver a par da potencialidade desses recursos em sua sala de aula. Ele precisar saber como utilizar esses recursos para ensinar o seu “velho conteúdo”, mas com outra perspectiva de metodologia. O conhecido “Datashow” (projetor multimídia) não pode ser um mero substituto do nosso velho amigo quadro negro, tão pouco o computador ser usado apenas como ferramenta de escrita, como o caderno. A tecnologia está a disposição para contribuir com o trabalho do professor de forma a aperfeiçoar sua metodologia em sala de aula, precisamos quebrar o paradigma do tradicional e sim inovar nossa concepção de educação. Encarar essa novidade presente na realidade constitui ter como expectativa cidadãos conscientes com competência de confrontar-se de maneira positiva com mundo que permanece em constante alteração. É importante destacar a forma como a tecnologia chegou à sala de aula mostrada no vídeo. Um homem (seria um político? Ele falou “sua escola professora” e acredito que se fosse o diretor falaria “nossa escola”) talvez incomodado com aquela decoreba de tabuada, bate a sala da “pobre” professora e a comunica que a escola havia recebido uma série de recursos tecnológicos e que a partir de então a escola seria “moderna”. Adiantou? E a professora?

Nenhum comentário: