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Universidade Federal do Rio Grande do Sul


UFRGS


Curso de Licenciatura em Pedagogia:


Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância


Pólo Gravataí



Josiane Ferreira Nunes


sábado, 24 de maio de 2008

A criança e o mundo a sua volta

Estou trabalhando com uma turma de alfabatização, e fico encantada com a oportunidade de ter contado com as idéias dessas "ricas cabeçinhas"... Elas veêm um mundo muito diferente daquele que os adultos vêem. Adoram explorar o mundo a sua volta. Querem saber como as coisas funcionam e como reagem ao seu contato.
Pela exploração do espaço ao seu redor, que se encarrega de lhe emitir variadas informações que são geradas e percebidas, a criança insere-se em um contexto social. Para gradativamente construir as formas de representação desse mundo, a criança se encontra com o mundo e dele faz explorações: desenhos, imagens, linguagens. É a capacidade do indivíduo de transformar objetos em seu meio e orientar-se em meio a um mundo de objetos no espaço. Crianças são seres individuais e portanto apesar de viverem em coletividade, precisam ser tratadas de forma individual.
Ao abordar a relação espaço - forma na escola está cumprindo, uma importante etapa do desenvolvimento cognitivo que sempre tem, inicialmente, para ela, criança, caráter essencialmente espacial.
No entanto de forma contraditória, a criança vivencia um leque de relações que partem de conceitos específicos (ponto, reta, plano) que se mostram um tanto distantes daquilo que já conhece. O trabalho da escola desconsidera que essas relações têm caráter eminentemente intuitivo.
Na vida cotidiana a criança convive primeiramente com o geral, relações espaciais, interessando-se mais tarde pelas noções de geometria plana. Mas na escola, muitas vezes, o trabalho começa das partes para o todo, do específico para o geral, da geometria plana para a espacial. Relacionada a essa competência de ser, ler e estar no espaço, há a capacidade de perceber o mundo visual com precisão, efetuar transformações e modificações sobre as percepções iniciais, e somos capazes de recriar aspectos da experiência visual mesmo na ausência de estímulos físicos relevantes.
Conhecendo seu próprio espaço e desenvolvendo a capacidade de ler o espaço em que está inserido, o sujeito apropria-se de ferramenta útil ao pensamento para captar informações, para formular e resolver problemas. A criança saudável procura naturalmente o que ela precisa para o seu desenvolvimento e isto só pode acontecer com tempo. Ela só aprende quando explora ativamente o meio-ambiente. As Crianças precisam de tempo.Tempo para perceber e conhecer o mundo ao seu redor. Tempo para criar a sua própria visão de mundo.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Boa reflexão! Parabéns!