Cada vez que entro em “minha” sala de aula eu busco perceber a individualidade de cada aluno, tarefa nada fácil pois somos professores da “turma” mas sabemos o quanto o nosso trabalho é individualizado. O ser humano, por possuir sua individualidade, faz com que cada sociedade tenha características próprias, não havendo um modelo ideal de educação que se aplique. Para definir educação, é necessário observar a história , comparar e conhecer os aspectos históricos dos sistemas educativos que hora existem e em toda a sua existência, de modo geral, aprendendo com esses modelos e retirando deles diretrizes. A partir do conhecimento e desta comparação construir elementos comuns nos quais precisam atender as necessidades no processo de aprendizagem. A definição do desenvolvimento harmônico, que nos condiciona a dedicarmos ao mesmo gênero de vida, realizando uma tarefa na busca da perfeição que ele é capaz, o que não é integralmente realizável. Lembro que logo no início do curso estudamos um texto de Durkheim, que como sociólogo, enfatiza a origem social da educação, exercida pelas gerações adultas, como objeto a desenvolver no individuo certo número de estados intelectuais, morais e físicos exigidos pela sociedade em que está. Considera que a definição de Stuart Mill para educação causa certa confusão por englobar muitos conceitos.
A educação por vezes teria por objetivo fazer do individuo um instrumento de felicidade para si e para seu próximo educar.
Segundo Durkeim são os fatos que idealizam o homem com os aspectos comuns que cada sociedade tem por valor, como religião, progresso, etc. Esse conjunto de idéias acerca do da natureza humana são consideradas a base do espírito nacional que mesmo diversificada fixa na consciência do educando.
No seu conjunto ou em cada meio social em particular, sociedade é que determina esse ideal a ser seguido, alcançado pelo indivíduo, de acordo com os fatores físicos e mentais considerados indispensáveis a todos os seus membros. Esses ideais têm que suscitar na criança, visto que a sociedade o considera como indispensáveis a todos os seus membros, a todos que a formam. Para Durkeim a educação objetiva a promoção na criança de atitudes intelectuais, morais e físicas que são definidas pela sociedade como essenciais para a sua socialização, satisfazendo suas necessidades e encorajando a socialização. Através da educação é que o individuo se estabelece na sociedade. Na busca de melhorar a sociedade, o individuo deseja aperfeiçoar a si mesmo, tornando-se uma criatura humana através do poder do esforço. Por meio da educação que este processo ocorre.
Pensando nisso é que construí a proposta de meu estágio, como intenção de contribuir para melhor inserção dos alunos na comunidade rural em que a que a escola se encontra, identificando suas necessidades, suas características, as mudanças e permanências da vila, a construção da identidade, da cultura e estreitar as relações com a zona urbana do município. Uma das maiores garantia de nossa identidade cultural é memória coletiva e por essa razão devemos estar centrados em um trabalho permanente voltado para história cultural. O processo educacional é o caminho que nos permitirá esta apropriação de conhecimentos referentes às manifestações culturais de nossa comunidade escolar, bem como do município que a mesma faz parte.
2 comentários:
Olá, Josiane!
Gostei da ligação que fizeste entre a individualidade e a educação ao longo dos anos.
É importante que possas refletir sobre as tuas práticas durante o estágio. O que te chamou atenção em determinada atividade; o que necessitou maior leitura para desenvolver com os alunos; quais ideias surgiram na semana; o que te instigou, certo?
Grande abraço, Anice.
Olá, Josiane:
Estamos sentindo falta de novas contribuições tuas por aqui.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário