.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul


UFRGS


Curso de Licenciatura em Pedagogia:


Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância


Pólo Gravataí



Josiane Ferreira Nunes


sábado, 1 de maio de 2010

Para o Norte! Sempre...?

As primeiras semanas de prática foram muito gratificantes. Iniciar a proposta com a formação dos grupos através da técnica de eleição de grupos áulicos (grupo cuja formação se dirige especificamente às aprendizagens escolares) foi uma das primeiras ideias que pensei. Por muitas razões, desde a individualidade até questões práticas como o uso do laboratório de informática, é que acredito na importância do trabalho em grupo. Desde o início das aulas eu havia conversado com os alunos e de certa forma alinhavado o trabalho que estava pensando desenvolver com a turma. Em 2009, com a turma que hoje está na 5ª série, eu já havia feito um “pré-estágio”, trabalhei com a história da comunidade e as famílias, mas não cheguei a utilizar o pbworks como ferramenta para registro. Quando iniciei o ano, nas primeiras conversas, percebi que muitas crianças pensavam que Itapuã era uma cidade, outras acreditavam que pertencia a POA e muitos poucos sabiam que era um distrito de Viamão. O vínculo da comunidade é mesmo com POA, devido ao acesso e ao valor da passagem, raramente vão ao centro de Viamão. Quando falei para a turma que também faríamos uma visita ao centro de nossa cidade, foi uma alegria!
Outro ponto que gostaria de destacar foi à questão da formação dos grupos, através da eleição. A turma desconhecia esse tipo de formação e a novidade foi bem aceita. Acredito que poderão surgir alguns conflitos, pois quando trabalhei em 2009 com essa organização em uma turma de pós-alfabetização, ocorreram muitos desacertos e "reacertos".
Na primeira semana não foi possível apresentar o pbworks, pois a agenda do laboratório não foi respeitada... Outro professor usou no horário que eu já havia agendado.
A segunda vez que entrei com a turma no laboratório de informática com a proposta de apresentar a imagem do Google Earth no projetor multimídia funcionou, ficaram encantados e ansiosos para trabalhar, mas infelizmente nem todas as maquinas estavam funcionando. Foi uma “decepção digital” inicial, mas que foi logo superada, pois de repente um aluno sugeriu que eu tentasse adivinhar a rua em que cada líder de grupo morava, a partir de dicas que eles me passavam (referências pelos comércios da região).

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Josiane:

A partir da semana retrasada, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam refexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.

A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).

Aqui descreves bastante o teu planejamento e esta não é a proposta do blog, já que no pbworks há um espaço para isto.

No entanto comentas sobre as aprendizagens dos alunos cumprindo com um dos objetivos do porfólio, portanto não é necessário refazer a postagem, certo?

Grande abraço, Anice.