
Pensando em uma forma de viabilizar o ensino da matemática nas Séries Iniciais é que resolvi cursar a interdisciplina MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. Penso que através das atividades lúdicas, envolvendo jogos e brincadeiras, pois as mesmas propiciam trocas de informações, criando situações que propiciam o desenvolvimento da sociabilidade, da cooperação e do respeito mútuo entre os alunos, o reconhecimento que as atividades corporais podem se constituir numa forma das crianças aprenderem noções e conceitos matemáticos.
Os números estão por toda parte e a escola acaba por vezes “complicando” a relação do aluno com a matemática. Por vezes o professor não se dá conta do poder dos números em nossa vida, algo que é notável. Afinal, eles estão por todas as partes, nas mais diversas situações. São os aniversários comemorados com datas e horas marcadas. A escolha do momento certo para engravidar: consultas datas dos exames, dias de gestação (estou enlouquecida com essa parte... hehehe), nascimento do filho em um hospital num quarto numerado... Desde antes do nascimento é preciso o controle mensal das semanas de vida, com datas marcadas. Nascemos (dia, mês ano, hora), recebemos uma certidão de nascimento numerada, vamos morar numa casa, em uma rua com um CEP, número de telefone.
A vida de qualquer pessoa é composta por uma infinidade de números que, muitos, passam a ser fundamentais para comprovar que de fato estamos aqui.. Vários números de matrículas nos acompanharam pela vida, desde a Escolinha até a Universidade.
Conforme vamos crescendo recebemos outros números: título eleitoral; carteira de motorista; CPF; carteira plano de saúde; contracheque; valor do salário; conta corrente do banco; telefone convencional e celular; senhas variadas, dentre outros.
Esta infinidade de números poderá cessar no momento da morte, quando recebermos mais dois números, no mínimo: número da certidão de óbito, número do túmulo e, se for o caso, os números das possíveis apólices de seguro que deixaremos para nossos descendentes (números de herdeiros) ...
Mas se houver dívidas?? Ah!! Números... Os números que nos acompanham servem para mostrar que somos nós mesmos.
Para poder exercer a cidadania, receber benefícios financeiros, receber auxílio médico, exercer a profissão que escolhemos e para adquirir bens de consumo, etc. Muitos não sendo agradáveis (ás dívidas), os números que fomos adquirindo ao longo da vida, nos dão possibilidade de vivermos numa sociedade organizada no qual um click nos remete ao endereço desejado, nos atende ao pedido.
Somente, então, com todos estes números podemos viver.
Os cálculos matemáticos estão na base de muitas coisas que fazem parte do nosso cotidiano e sem saber fazer uso é impossível relacionar tudo.
Basta dizer que sem eles você nem teria esse computador diante dos olhos.
Acredito que a apresentação de assuntos interdisciplinares poderá despertar a curiosidade dos alunos, a medida que os assuntos da interdisciplina de matemática passam a estar relacionados aos assuntos abordados em outra disciplinas. A resolução de problemas exige um domínio de estratégias de cálculos que permitam ao aluno encontrar resultados e avaliar a sua validade. Creio que é dessa forma que a interdisciplina escolhida poderá auxiliar meu trabalho em sala de aula
Um comentário:
Olá Josiane,
Legal a sua escolha!
Queremos saber mais, onde esta cursando?
Como articula com o seu TCC?
Obrigada por sua postagem!
Só para lembrá-la, seu portfólio deve receber uma postagem semanal.
Bom trabalho!
Abraços,
Geny
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