.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul


UFRGS


Curso de Licenciatura em Pedagogia:


Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância


Pólo Gravataí



Josiane Ferreira Nunes


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Retomando então...

A utilização da ferramenta do Pbworks está sendo muito interessante dentro da proposta de meu plano de estágio. Iniciei a proposta com a formação dos grupos através da técnica de eleição de grupos áulicos (grupo cuja formação se dirige especificamente às aprendizagens escolares). Foi uma das primeiras ideias em que pensei. Por muitas razões, desde a individualidade até questões práticas como o uso do laboratório de informática, é que acredito na importância do trabalho em grupo. Desde o início das aulas eu havia conversado com os alunos e de certa forma alinhavado o trabalho que estava pensando desenvolver com a turma.

Em 2009, com a turma que hoje está na 5ª série, eu já havia feito um “pré-estágio”, trabalhei com a história da comunidade e as famílias, mas não cheguei a utilizar o pbworks como ferramenta para registro. Inicialmente foi bem complicado dinamizar o processo de uso do Laboratório de Informática. Todos queriam escrever ao mesmo tempo. Foi preciso intervir algumas vezes, mas sempre procurei deixar que eles mesmos resolvessem essas situações de conflitos que surgiram e o resultado não poderia ser diferente. Em poucos dias a turma estava “engrenada”, não em uma engrenagem que aprisiona, mas que impulsiona para as descobertas a serem conquistadas. A nossa página (www.somosdaturma41.pbworks.com) passou a ser um referencial para nossas aulas. Quase que diariamente os alunos traziam sugestões de sites para pesquisarmos.
Também coloquei no SideBar alguns links de ferramentas que utilizamos semanalmente. Quem acessar a página perceberá que “tem dedo” da turma. Todo o processo de digitação do endereço e login são feitos pelos alunos.  Um sucesso!!

Nenhum comentário: