.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul


UFRGS


Curso de Licenciatura em Pedagogia:


Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância


Pólo Gravataí



Josiane Ferreira Nunes


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Eixo 9: Refletindo sobre o estágio...

Ao realizar os planejamentos durante minha prática de estágio, busquei olhar para a individualidade de cada aluno, tarefa nada fácil, pois somos professores de uma “turma”, no entanto sabemos o quanto o nosso trabalho é individualizado.

O ser humano, por possuir sua individualidade, faz com que cada sociedade tenha características próprias, não havendo um modelo ideal de educação que se aplique. Para determinar educação, é imprescindível ressaltar a história, confrontar e tomar conhecimento quanto aos aspectos históricos dos sistemas educativos de maneira geral, dessa forma aprendendo com eles e assim retirando deles diretrizes.
A partir do momento em que se possui conhecimento e se faz capaz dessa comparação, é possível arquitetar informações comuns nos quais necessitam acolher as necessidades do educando durante sua aprendizagem. A definição do desenvolvimento harmônico, que nos condiciona a dedicarmos ao mesmo gênero de vida, realizando uma tarefa na busca da perfeição que ele é capaz, o que não é integralmente realizável.
Lembro que logo no início do curso estudamos um texto de Durkheim, que como sociólogo, enfatiza a origem social da educação, exercida pelas gerações adultas, como objeto a desenvolver no indivíduo certo número de estados intelectuais, morais e físicos exigidos pela sociedade em que está. Considera que a definição de Stuart Mill para educação causa certa confusão por englobar muitos conceitos. A educação por vezes teria por objetivo fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e para seu próximo educar.



Nenhum comentário: