A escola, como é vista atualmente, necessita ser repensada, buscando ser “Um espaço de busca, construção, diálogo e confronto, prazer, desafio, conquista de espaço, descoberta de diferentes possibilidades de expressão e linguagens, aventura, organização cidadã, afirmação da dimensão ética e política de todo o processo educativo”. (Candau, 2000, p.15)
Auxiliar o educando na elaboração do conhecimento histórico, na investigação da realidade, refletindo sobre sua ligação com um passado mais distante de modo a compreender a historicidade das representações culturais, proporcionando um conhecimento mais amplo da realidade em que vivem foi algumas das intenções da proposta de meu estágio. O trabalho buscou contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade brasileira. Pretendia que percebessem através da narrativa de suas histórias de vida e de seus familiares, que existia uma ligação permanente do ser humano com seu ambiente, neste caso Itapuã. Algumas pessoas desta comunidade sofrem até hoje as consequências da implantação do Parque Estadual de Itapuã, pois a extração de pedras e o comércio informal (produtos artesanais e coloniais) movimentavam a economia local. O turismo na região gerava renda e empregos para os moradores. Com a implantação do parque estas pessoas foram retiradas de suas terras e poucos conseguiram recuperar-se economicamente. Algumas vivem da pesca e formam a colônia de pescadores Z4.
A proposta deste projeto de estágio é resgatar a história destas famílias da região. Uma das maiores garantia de nossa identidade cultural é a memória coletiva e por essa razão devemos estar centrados em um trabalho permanente voltado para a história cultural. O processo educacional é o caminho que nos permitirá esta apropriação de conhecimentos referentes às manifestações culturais de nossa comunidade escolar, bem como do município do qual a mesma faz parte. A proposta do estágio tem como intenção contribuir para melhor inserção dos alunos na comunidade rural em que a escola se encontra, identificando suas necessidades, suas características, as mudanças e permanências da vila, a construção da identidade, da cultura e estreitando as relações com a zona urbana do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário