.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul


UFRGS


Curso de Licenciatura em Pedagogia:


Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância


Pólo Gravataí



Josiane Ferreira Nunes


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Eixo 4: A sala de aula como um espaço interativo

É importante que o aluno descubra desde cedo o papel importante que desempenha na construção da história do seu tempo. Acredito que da mesma forma que os alunos são alfabetizados nas disciplinas de português e a matemática, deveriam ser alfabetizadas em Estudos Sociais. Lendo, entendendo e representando a realidade presente e passada. Retomando as interdisciplinas de REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS e REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS do eixo 4 é possível afirmar que nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante que o aluno compreenda a sociedade em que vive e o espaço que vem sendo construído por esta sociedade no tempo em que está sendo vivido.
Dentro dos conteúdos trabalhados é importante que os temas transversais como ética meio-ambiente e pluralidade cultural estejam presentes. A questão ambiental é sempre destacada quando são enfocadas as ações de transformação da natureza pelo homem. É importante que a criança identifique o espaço a sua volta e saiba avaliar as ações das pessoas sobre a natureza em diferentes localidades e em épocas distintas, construindo um referencial de como poderá atuar nas questões relativas a meio ambiente da região em que vive.
Além do conteúdo, outros aspectos merecem atenção no processo de aprendizagem das primeiras séries: a percepção e construção da própria identidade e da autoestima, bem como a percepção das relações sociais existentes no espaço vivido. A sala de aula deve ser um espaço interativo onde todos podem levantar hipóteses e nas negociações com os colegas perceberem-se como partes de um processo dinâmico de construção. O levantamento de hipóteses, os procedimentos de pesquisas e observação, as leituras de textos variados e análise de obras de arte, criam espaços para o desenvolvimento de habilidades intelectuais, como a interpretação, análise crítica, percepção de diferentes espaços e tempos. É importante a existência de situação concreta e próximas às experiências vividas pelo aluno faz com que possa relacioná-las com os fatos de maneira significativa.
È de extrema importância que o educando descubra desde os primeiros anos que através do espaço em que vive e o seu dia-a-dia com a família, com os grupos de amigos, também desempenham um papel determinante na construção da história do seu tempo. O papel de atuação do professor em sala de aula é que vai determinar a concretização desse processo.
Independente do material didático utilizado, alguns procedimentos adotados pelo professor facilitam a aprendizagem e o relacionamento professor-aluno. Proporcionar um ambiente agradável em sala de aula, com alegria, respeito e tolerância, faz com que o aluno possa pensar questionar, e chegar as suas próprias conclusões. Estimulados e desinibidos, se sentirão a vontade para verbalizar seus pensamentos, vivências, opiniões, relatórios e pesquisas, facilitando a compreensão.

Nenhum comentário: