.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul


UFRGS


Curso de Licenciatura em Pedagogia:


Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância


Pólo Gravataí



Josiane Ferreira Nunes


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Eixo 9: Reflexão sobre o estágio

A realização do estágio está sendo uma experiência muito rica, pois percebo diariamente que mais que informações ou habilidades o importante está sendo  vê-las concretizadas em atitudes, posturas e convicções que através de meu trabalho consegui estimular de fato em meus alunos. Quando entrei com a turma no laboratório de informática com a proposta de apresentar a imagem do Google Earth no projetor multimídia funcionou, ficaram encantados e ansiosos para trabalhar, mas infelizmente nem todas as maquinas estavam funcionando. Foi uma “decepção digital” inicial, mas que foi logo superada, pois de repente um aluno sugeriu que eu tentasse adivinhar a rua em que cada líder de grupo morava, a partir de dicas que eles me passavam (referências pelos comércios da região). Muito interessante. Outros momentos ricos são as leituras das aventuras de Emília, mas como o texto é bem longo não conseguimos concluir. Está ficando aquela vontade de querer mais, pois Monteiro Lobato tem nas aventuras da Emília um ambiente permeado pela intensa apresentação de uma particularidade então corriqueira no meio rural: o conhecimento oral de "contar histórias". Foi pensando em despertar em meus alunos a importância de resgatar muito da história de nossa comunidade que pessoas mais velhas vivenciaram ou “ouviram falar” de pessoas mais antigas ainda é que embarcamos junto com a Emília. Essa experiência está sendo riquíssima. Os alunos adoram saber ainda mais sobre a história da Vila de Itapuã que ouviram dos relatos das pessoas mais velhas e das pesquisas em bibliografias.

Nenhum comentário: