A Interdisciplina de REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS, no eixo 4, oportunizou importante reflexão sobre as concepções subjacentes do fazer docente no ensino de Estudos Sociais para os primeiros anos do Ensino Fundamental. Em meu estágio busquei olhar para a individualidade de cada aluno, tarefa nada fácil, pois somos professores de uma “turma”, no entanto sabemos o quanto o nosso trabalho é individualizado. O ser humano, por possuir sua individualidade, faz com que cada sociedade tenha características próprias, não havendo um modelo ideal de educação que se aplique. Para determinar ensino, é indispensável notar a história, conferir e apreciar os aspectos históricos dos sistemas educativos que hora permanecem e em toda a sua vivência, de maneira comum, estudando com esses exemplos e retirando deles diretrizes
A partir do conhecimento e desta comparação construir elementos comuns nos quais precisam atender as necessidades do educando durante sua aprendizagem. A definição do desenvolvimento harmônico, que nos condiciona a dedicarmos ao mesmo gênero de vida, realizando uma tarefa na busca da perfeição que ele é capaz, o que não é integralmente realizável.
Lembro que logo no início do curso estudamos um texto de Durkheim, que como sociólogo, enfatiza a origem social da educação, exercida pelas gerações adultas, como objeto a desenvolver no indivíduo certo número de estados intelectuais, morais e físicos exigidos pela sociedade em que está. Considera que a definição de Stuart Mill para educação causa certa confusão por englobar muitos conceitos. A educação por vezes teria por objetivo fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e para seu próximo educar.
É importante que o aluno desvende desde cedo o papel importante que desempenha na construção da história do seu tempo. Confio que da mesma forma que os alunos são alfabetizados nas disciplinas de português e a matemática, deveriam ser alfabetizadas em Estudos Sociais. Interpretando, apreendendo e imaginando o fato atual e passada. Dentro da minha prática como professora não apresento muitas apontamentos sobre estas matérias.
Quando atuo de docente do 1º ano, procuro trabalhar principalmente a história da criança, com linha do tempo, árvore genealógica, família e grupos sociais e sua participação nestes grupos. Nas demais séries trabalham-se o bairro, o município, o estado e o país. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante que o aluno compreenda a sociedade em que vive e o espaço que vem sendo construído por esta sociedade no tempo em que está sendo vivido.
A questão ambiental é sempre destacada quando são enfocadas as ações de transformação da natureza pelo homem. È importante que a criança identifique o espaço a sua volta e saiba avaliar as ações das pessoas sobre a natureza em diferentes localidades e em épocas distintas, construindo um referencial de como poderá atuar nas questões relativas a meio ambiente da região em que vive.
Além do conteúdo, outros aspectos merecem atenção no processo de aprendizagem das primeiras séries: a percepção e construção da própria identidade e da autoestima, bem como a percepção das relações sociais existentes no espaço vivido. A sala de aula deve ser um espaço interativo onde todos podem levantar hipóteses e nas negociações com os colegas perceberem-se como partes de um processo dinâmico de construção. O levantamento de hipóteses, os procedimentos de pesquisas e observação, as leituras de textos variados e análise de obras de arte, criam espaços para o desenvolvimento de habilidades intelectuais, como a interpretação, análise crítica, percepção de diferentes espaços e tempos. É importante a existência de situação concreta e próximas às experiências vividas pelo aluno faz com que possa relacioná-las com os fatos de maneira significativa.
É de extrema importância que o educando descubra desde os primeiros anos que através do espaço em que vive e o seu dia-a-dia com a família, com os grupos de amigos, também desempenham um papel determinante na construção da história do seu tempo. Independente do material didático utilizado, alguns procedimentos adotados pelo professor facilitam a aprendizagem e o relacionamento professor-aluno. Proporcionar um ambiente agradável em sala de aula, com alegria, respeito e tolerância, faz com que o aluno possa pensar questionar, e chegar as suas próprias conclusões. Estimulados e desinibidos, se sentirão a vontade para verbalizar seus pensamentos, vivências, opiniões, relatórios e pesquisas, facilitando a compreensão.
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