O trabalho de alfabetização, (ler, entender e representar a realidade presente e passada) necessita ser explorado no âmbito das disciplinas de História e Geografia de igual forma na Matemática e Português. Tal processo já é naturalmente manifestado através de seu grupo (família e escola) dentro de um determinado espaço (escola,bairro, cidade) e em um determinado tempo (período vivído). O processo de verbalização da criança, expressar por meio de palavras experiências vividas,é iniciado a partir da vivência desses conceitos no dia-a-dia. A partir da consequência dessa verbalização em pequeno grupo a criança pode chegar a analisar e compreender experiências de grupos cada vez maiores. Começa então a ser construída a compreensão sobre as relações espaciais proximas e distantes, numa perspecitva temporal de passado e presente.
É importante que o professor das séries iniciais tenha sobre sua prática o olhar de atento para que seus alunos compreenda a sociedade em que vive e o espaço que vem sendo construído por essa sociedade no tempo que está sendo vivído.
Em tal processo de construção de conhecimento merece ter atenção a percepção e construção da identidade e auto-estima, assim como as relações sociais existentes no espaço vivido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário