Os conhecimentos que começamos a vislumbrar através das tecnologias da informação estão criando novas formas de se popularizar. Nossa sociedade nunca aprendeu tanta coisa ao mesmo tempo e em tão pouco tempo. Há uma exigência de que as pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas que aprendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem, um novo olhar sobre o conhecimento, tanto da perspectiva cognitiva quanto da social. O professor deve estar preparado e deve conhecer as características que definem essas novas formas de aprender. As tecnologias da informação estão indicando novidades no que se refere difundir socialmente a informação que estamos tão-somente principiando a conjecturar. Nas últimas décadas observou-se uma significativa evolução na forma de comunicação que através de seus mecanismos audiovisuais, que integraram diversas mídias e suas respectivas linguagens de maneira gradativa e oferecendo assim um ambiente propício a interação e ao desenvolvimento do conhecimento pelos seus usuários.
A inserção do uso das mídias e das tecnologias digitais no processo educativo não é apenas colocar a criança à frente de uma TV para assistir um filme ou de um computador, mas principalmente, usar essas ferramentas com segurança para que por meio delas o educando possa alcançar saberes que contribuam para o seu crescimento pessoal, intelectual e futuramente, profissional. Contudo alguns professores ainda necessitam trilhar um longo caminho até chegar a uma inserção tecnológica significativa.
Atualmente o educador não pode simplesmente fazer vistas grossas ou até mesmo ser indiferente ao óbvio, ou seja, a presença das mídias por toda parte e o domínio demonstrado pelos alunos no que se refere ao uso dessas tecnologias. No entanto, o que se observa é certa resistência por parte de alguns professores e mesmo os que possuem certo domínio destes aparatos não sabem como aproveitá-los na sala de aula. Tal resistência é compreensível, pois, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) demandam e, ao mesmo tempo, oportunizam uma mudança de paradigma que não se refere somente às tecnologias, mas às aprendizagens. Tão importante como usar as TIC em sala de aula é utilizá-las em situações reais, que possibilite ao aluno não só fazer uso delas, mas principalmente, ampliar os seus conhecimentos.
Há recursos que podem ser adaptados para apresentar informações de modo rico e diversificado, tais como textos em diversos formatos, sons de tipos variados (músicas, falas e efeitos sonoros), imagens estáticas e animadas, gráficos, símbolos, filmes, entre outros que permite ao educador buscar e visualizar as informações conforme seus interesses e necessidades. Nessa perspectiva:
a característica interativa dos produtos multimídia possibilita que o manuseio de informações se dê de forma natural e não forçada. Nossa atividade cognitiva não funciona de forma linear, onde uma informação leva necessariamente a outra. Nosso aparato cognitivo trabalha com associações entre informações que nem sempre parecem lógicas. A multimídia permite uma aproximação ao trabalho cognitivo natural. Como as informações em um bom produto multimídia podem ser cruzadas, confrontadas e conjugadas a qualquer momento, além de poderem ser avaliadas nas mais variadas ordens e até desordenadamente, a multimídia torna-se uma fonte de informações que oferece poucos limites à atividade cognitiva normal (PRIMO, 1996, p. 83).
Então se observa o arsenal riquíssimo que o professor tem diante de si, bastando apenas assumir as possibilidades de uso dos ambientes virtuais e, é claro, se esforçar para dominá-los e utilizá-lo. Certamente a partir desta conscientização o professor passará a compartilhar com seu aluno de igual para igual e, o que é melhor: aproveitando todas as potencialidades que a tecnologia oferece ao máximo.
Referências:A inserção do uso das mídias e das tecnologias digitais no processo educativo não é apenas colocar a criança à frente de uma TV para assistir um filme ou de um computador, mas principalmente, usar essas ferramentas com segurança para que por meio delas o educando possa alcançar saberes que contribuam para o seu crescimento pessoal, intelectual e futuramente, profissional. Contudo alguns professores ainda necessitam trilhar um longo caminho até chegar a uma inserção tecnológica significativa.
Atualmente o educador não pode simplesmente fazer vistas grossas ou até mesmo ser indiferente ao óbvio, ou seja, a presença das mídias por toda parte e o domínio demonstrado pelos alunos no que se refere ao uso dessas tecnologias. No entanto, o que se observa é certa resistência por parte de alguns professores e mesmo os que possuem certo domínio destes aparatos não sabem como aproveitá-los na sala de aula. Tal resistência é compreensível, pois, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) demandam e, ao mesmo tempo, oportunizam uma mudança de paradigma que não se refere somente às tecnologias, mas às aprendizagens. Tão importante como usar as TIC em sala de aula é utilizá-las em situações reais, que possibilite ao aluno não só fazer uso delas, mas principalmente, ampliar os seus conhecimentos.
Há recursos que podem ser adaptados para apresentar informações de modo rico e diversificado, tais como textos em diversos formatos, sons de tipos variados (músicas, falas e efeitos sonoros), imagens estáticas e animadas, gráficos, símbolos, filmes, entre outros que permite ao educador buscar e visualizar as informações conforme seus interesses e necessidades. Nessa perspectiva:
a característica interativa dos produtos multimídia possibilita que o manuseio de informações se dê de forma natural e não forçada. Nossa atividade cognitiva não funciona de forma linear, onde uma informação leva necessariamente a outra. Nosso aparato cognitivo trabalha com associações entre informações que nem sempre parecem lógicas. A multimídia permite uma aproximação ao trabalho cognitivo natural. Como as informações em um bom produto multimídia podem ser cruzadas, confrontadas e conjugadas a qualquer momento, além de poderem ser avaliadas nas mais variadas ordens e até desordenadamente, a multimídia torna-se uma fonte de informações que oferece poucos limites à atividade cognitiva normal (PRIMO, 1996, p. 83).
Então se observa o arsenal riquíssimo que o professor tem diante de si, bastando apenas assumir as possibilidades de uso dos ambientes virtuais e, é claro, se esforçar para dominá-los e utilizá-lo. Certamente a partir desta conscientização o professor passará a compartilhar com seu aluno de igual para igual e, o que é melhor: aproveitando todas as potencialidades que a tecnologia oferece ao máximo.
PRIMO, Alex F. Um novo meio chamado Multimídia. Multimídia e educação. Revista de Divulgação Cultural. Blumenau: ano 18, n. 60, 1996
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