.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul


UFRGS


Curso de Licenciatura em Pedagogia:


Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância


Pólo Gravataí



Josiane Ferreira Nunes


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Eixo 7: Confrontando presente e passado??

É importante confrontar a nossa realidade com o referencial teórico indicado pela Interdisciplina DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO do EIXO 7. Ressalta-se que embora haja diversas discussões e alternativas na educação ao longo dos tempos insuficientes transformações estiveram alcançadas na prática decente. Este ponto de como ensinar? O que ensinar? Motivar? Juntamente com a questão da avaliação de nossos alunos, são questões atuais e que precisam ser discutidas no âmbito das escolas públicas, e aqui me refiro à escola pública estadual. Então com a finalidade de cooperar com esta discussão faço um recorte das leituras da abordagem temática sobre o movimento da Escola Nova.

John Dewey (1859-1952) serviu de exemplo no Brasil para o movimento da Escola Nova, por proteger como principais elementos da educação, a atividade prática e a democracia. A escola necessita oferecer um espaço de aprendizagem para que a criança possa resolver dificuldades reais de sua vida, por meio de práticas educativas conjuntas onde aconteçam circunstâncias de cooperação.

“A experiência educativa é, para Dewey, reflexiva, resultando em novos conhecimentos. Deve seguir alguns pontos essenciais: que o aluno esteja numa verdadeira situação de experimentação, que a atividade o interesse, que haja um problema a resolver, que ele possua os conhecimentos para agir diante da situação e que tenha a chance de testar suas idéias. Reflexão e ação devem estar ligadas, são parte de um todo indivisível” (FERRARI, p. 26).

Algumas opiniões de Ovide Decroly (1871-1932) são semelhantes à de John Dewey, quanto à universalização do ensino, afazeres em grupo com ênfase em contextos de interesse nos alunos. Para Decroly o aluno tem a possibilidade de gerir seu próprio aprendizado podendo deste modo “aprender a aprender” (p. 34).

O conceito de centros de interesse descritos por Decroly, nada mais é do que o conceito contemporâneo de Interdisciplinaridade. Os artifícios e as atividades sugeridas pelo educador têm por alvo, necessariamente, desenvolver três características: a observação, a associação e a expressão. A observação é compreendida como uma atitude fiel na ação educativa. A associação atende que a informação obtida pela observação seja entendida em termos de tempo e de espaço. E a expressão comete com que a criança exteriorize e divida o que aprendeu.



Referências

FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível em: .

Nenhum comentário: