Ao realizar as atividades da Interdisciplina ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO,eixo1 lembro-me de ter feito leitura do texto “A educação como um processo socializado: função homogeneizadora e função diferenciadora” de Emile DURKHEIM.
Durkheim como sociólogo, enfatiza a origem social da educação, exercida pelas gerações adultas, como objeto a desenvolver no individuo certo número de estados intelectuais, morais e físicos exigido pela sociedade em que está. Considera que a definição de Stuart Mill para educação causa certa confusão por englobar muitos conceitos.
O ser humano, por possuir sua individualidade, faz com que cada sociedade tenha características próprias, não havendo um . A definição do desenvolvimento harmônico, que nos condiciona a dedicarmos ao mesmo gênero de vida, realizando uma tarefa na busca da perfeição que ele é capaz, o que não é integralmente realizável. A segunda seria que a educação teria por objetivo fazer do individuo um instrumento de felicidade para si e para seu próximo.
Para definir educação, é necessário observar a história , comparar e conhecer os aspectos históricos dos sistemas educativos que hora existem e em toda a sua existência, de modo geral, aprendendo com esses modelos e retirando deles diretrizes. A partir do conhecimento e desta comparação construir elementos comuns nos quais precisam atender as necessidades no processo de educar.
Segundo Durkheim são os fatos que idealizam o homem com os aspectos comuns que cada sociedade tem por valor, como religião, progresso, etc. Esse conjunto de idéias acerca do da natureza humana são consideradas a base do espírito nacional que mesmo diversificada fixa na consciência do educando.
No seu conjunto ou em cada meio social em particular, sociedade é que determina esse ideal a ser seguido, alcançado pelo indivíduo, de acordo com os fatores físicos e mentais considerados indispensáveis a todos os seus membros. Esses ideais têm que suscitar na criança, visto que a sociedade o considera como indispensáveis a todos os seus membros, a todos que a formam.
Para Durkheim a educação objetiva a promoção na criança de atitudes intelectuais, morais e físicas que são definidas pela sociedade como essenciais para a sua socialização, satisfazendo suas necessidades e encorajando a socialização. Através da educação é que o individuo se estabelece na sociedade.
Na busca de melhorar a sociedade, o individuo deseja aperfeiçoar a si mesmo, tornando-se uma criatura humana através do poder do esforço. Por meio da educação que este processo ocorre.
2 comentários:
Josiane,
localizei o parágrafo inicial que fala de Durkhein no seu próprio blog em http://caminhosdapead.blogspot.com/2006/11/semana-2-atividade-3-durkheimemile.html. SERia um texto tirado de outro texto, e ambas colocaram no blog sem indicar que é uma citação literal ?
Em seguida, é menciondo Mills, mas o conceito mencionado não está presente, de forma que o leitor não tem como entender.
Na frase O ser humano, por possuir sua individualidade, faz com que cada sociedade tenha características próprias, não havendo um parece-me que falta o final da frase.
Parece-me necessário esclarecer qual a relação do parágrafo de observar a história com as idéias de Durkhein que você menciona.
Finalmente, ao final da postagem recomendo que você reflita sobre o conjunto de idéias apresentadas por você e a relação com sua prática pedagógica atual.
Clevi
Josiane,
corrigindo a redação do outro comentário, logo após indicar o endereço de seu blog a pergunta é: este trecho é de sua autoria ou é uma citação literal ?
Clevi
Postar um comentário